1º Grupamento realiza Fiscalização Integrada do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos 12/12/2014 - 14:16

O 1° Grupamento de Bombeiros /1ª CORPDEC promoveu no dia 25 de novembro uma Fiscalização Integrada do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.
A ação foi realizada na Rua José Rodrigues Pinheiro nº 3251, bairro Cidade Industrial em Curitiba, contando com o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTRAN, e com a participação dos seguintes órgãos: Secretaria da Fazenda do estado do Paraná, Sest/Senat, IBAMA, IPEM/INMETRO, Conselho Regional de Química e Guarda Municipal.
A atividade contou com a participação de 37 representantes do corpo de bombeiros e dos setores acima citados.
Foram fiscalizados 11 veículos por todos os órgãos participantes, havendo duas notificações realizadas pelo BPTRAN por condutor sem CNH, com liberação do veículo após a chegada de condutor devidamente habilitado. Houve ainda uma notificação realizada pelos agentes da receita estadual por ausência de nota fiscal da carga, sendo que nesse caso o condutor não possuía curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP), não portava o envelope para transporte, nota fiscal, liberação ambiental, ficha de emergência, não possuía EPI’s e equipamentos para sinalização de emergência. O veículo foi retido até a adequação de todos os itens documentais e de segurança, e substituição do condutor, haja vista que o objetivo central da fiscalização foi orientar no que diz respeito ao transporte de produtos perigosos.
É necessária uma mudança cultural e comportamental acerca do transporte e manuseio de produtos perigosos, devendo tanto a empresa/indústria quanto os motoristas e transportadoras estarem cientes da importância dos cuidados no transporte e armazenamento de produtos perigosos, bem como cumprirem as normas de segurança relacionadas, reduzindo consequentemente o número de acidentes graves neste tipo de atividade.

GALERIA DE IMAGENS