EM EMOCIONANTE SOLENIDADE, O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS CELEBRA O CINQUENTENÁRIO DO INÍCIO DAS ATIVIDADES BOMBEIROS NA CIDADE. 19/04/2024 - 16:35
EM EMOCIONANTE SOLENIDADE, O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS CELEBRA O CINQUENTENÁRIO DO INÍCIO DAS ATIVIDADES BOMBEIROS NA CIDADE.
Em uma solenidade marcada pela exaltação à memória, na data de hoje, o Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais celebrou o cinquentenário do início das atividades no município.
Na cerimônia, diversos bombeiros veteranos, da ativa, autoridades municipais e comunidade puderam compartilhar da história iniciada em Abril de 1974, quando o incipiente serviço do Corpo de Bombeiros foi disponibilizado aos munícipes, com uma estrutura provisória próxima ao Aeroporto Afonso Pena, na Avenida Rocha Pombo. Na ocasião, três Bombeiros formavam a guarnição diária para atender as emergências de incêndio da cidade e do Aeroporto, bem como nos bairros vicinais curitibanos.
Prestigiaram o evento os Comandantes Veteranos que serviram no 6º Grupamento de Bombeiros, sendo que alguns destes alçaram, também, o Comando-Geral da instituição, além de Oficiais e Praças da ativa e reserva do CBMPR, a Prefeita Municipal de São José dos Pinhais Nina Singer, autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo local, bem como profissionais da saúde que integram o SIATE da cidade.
Homenagens
Na oportunidade foram homenageadas pessoas que se dedicaram, dentro da esfera de suas atribuições, à salvaguarda de vidas e patrimônios dos são-joseenses, destacando-se Ex-Comandantes do 6º GB, Praças Veteranos e em atividade, Médicos e Enfermeiros do SIATE e autoridades do município, como a Prefeita Municipal, Secretários das pastas do Planejamento e da Segurança e seus servidores.
A Câmara Municipal de Vereadores do município, por sua vez, acolhendo a proposta do Vereador Abílio Alves, aprovou por unanimidade Votos de Louvor e Reconhecimento ao Corpo de Bombeiros, em comemoração a data festiva.
Para celebrar tal festividade foi organizada uma exposição com fotografias que remontam a trajetória da corporação no município, bem como o lançamento do vídeo institucional alusivo aos cinquenta anos da prestação do serviço à comunidade são-joseense.
Entenda o Histórico do Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais:
A trajetória do Corpo de Bombeiros em São José dos Pinhais está intrinsecamente entrelaçada com a história do Aeroporto da cidade, cuja origem remonta à Segunda Guerra Mundial.
Durante a Segunda Guerra, para garantir a defesa do continente Americano, houve a construção de bases aéreas militares em diversas capitais do país. Para a base aérea de Curitiba, foi selecionada a região da Colônia Afonso Pena em função de suas condições geográficas. Há um mito por trás dessa escolha: a região teria uma grande incidência de neblina, o que “esconderia” as pistas e dificultaria um possível ataque à base aérea.
Com o término da II Grande Guerra e com o pouco uso para fins militares, a base aérea passou a atender primordialmente a aviação civil.
Em 31 de maio de 1973 é criada, pelo Governo Federal, a Empresa Brasileira de Infra Estrutura Aeroportuária, a INFRAERO. Em 1974 o Aeroporto Afonso Pena deixou de ser administrado diretamente pelo Ministério da Aeronáutica, cabendo à INFRAERO a gestão desse ano em diante.
Neste mesmo ano, tem-se informações de que iniciaram-se as atividades do Corpo de Bombeiros na cidade, com uma estrutura provisória localizada nas proximidades do Aeroporto Afonso Pena, na Avenida Rocha Pombo. Na ocasião, três Bombeiros formavam a guarnição diária para atender as emergências de incêndio da Cidade e do Aeroporto.
Seu Primeiro comandante foi o 1º Ten QOA Jorge Martins. Em 20 de março de 1975 foi inaugurado, nas instalações do Aeroporto Afonso Pena, mais precisamente na Vila dos Sargentos da Força Aérea, o primeiro quartel de bombeiros da cidade. Em 1978, através de convênio celebrado entre o Estado do Paraná e a INFRAERO, no ano anterior, transferiu-se o Quartel de Bombeiros para o interior do complexo do Aeroporto, lá recebendo o nome de Seção Contra Incêndio, que findou-se em 2017.
Em 1980, criou-se o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM), mediante Lei nº 021/80 e Decreto Municipal nº 237/80, o que possibilitou, em meados de 1982, a instalação de mais uma fração de Bombeiros, localizada na Rua Janiópolis, nº 2001, bairro Cidade Jardim, que permaneceu ativa por 23 anos.
Em 1994, foi inaugurado o quartel tenente Enéias Almeida Eidan sob o comando do 1º tenente Luiz Mário Martins Moreira com a denominação de 3ª Seção de Combate a Incêndio do 1º Grupamento de Incêndio (GI), defronte ao terminal Afonso Pena.
Com o pujante crescimento econômico e urbano, bem como pelo reconhecimento da excelência em atividades especializadas, os bombeiros são-joseenses foram agraciados com a elevação de sua Seção de Combate a Incêndio à condição de Sede de Grupamento de Bombeiros, surgindo assim, em 1994, o 6º Grupamento de Bombeiros, tornando-se sede administrativa regional de 29 Municípios da Região Metropolitana da Capital, conforme decreto Estadual 4489, de 27 de dezembro de 1994. Atualmente, após a criação em 2011, do 7º Grupamento de Bombeiros, o 6º GB tem como área de articulação 14 municípios da Região Metropolitana Sul.
Em 1996, São José dos Pinhais foi contemplada com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência – SIATE, que nestes quase 28 anos de existência já realizou atendimento a mais de 90 mil ocorrências, salvando muitas vidas.
Ainda em 1996, foi realizada a primeira turma do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares, nas instalações da Seção Contra Incêndio no Aeroporto Afonso Pena. Desde lá a cidade se tornou referência na formação de novos bombeiros: mais de 220 militares nos anos de 1996, 1997, 2005, 2010 e 2016.
Em junho de 2011, criou-se o Fundo Municipal de Prevenção e Atendimento a Sinistros (FUPASI), em substituição ao descontinuado FUNREBOM, com a finalidade de prover recursos para reequipamento, material permanente, estudos e projetos técnicos de prevenção e combate a incêndio, aquisição de imóveis, construção e ampliação de instalações e despesas de administração e manutenção do corpo de bombeiros são-joseense.
Inúmeros materiais e equipamentos da mais alta tecnologia foram adquiridos por este fundo, mas no ano de 2021, houve o ponto de virada nas ações de combate a incêndios e salvamento no município: a aquisição de um caminhão Auto Bomba Tanque, de fabricação americana, da marca Spartan, único no sul do país. O valor despendido foi de 1,8 milhão de reais e incrementou, sobremaneira, o serviço de bombeiros na cidade.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais conta com 55 homens e mulheres que trabalham diuturnamente para a manutenção da tranquilidade e salubridade pública de todos os cidadãos são-joseenses e daqueles, que por ventura, aqui se encontrem.
Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais: há 50 anos salvando vidas!