Afogamento no balneário Currais – Pontal do Paraná 03/01/2014 - 14:11

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
CORPO DE BOMBEIROS
8º Grupamento de Bombeiros – Litoral
OPERAÇÃO VERÃO 2013/2014
Nota 038/13


Na manhã desta terça-feira, 31 dez. 13, às 11h15min, o Corpo de Bombeiros foi acionado para dar atendimento a uma vítima de afogamento, no Balneário Currais, em Matinhos.

Felipe Rangel Ferreira Concheski, 26 anos, estava com um grupo de amigos, banhando-se em área não protegida por guarda-vidas, entre os Postos de Guarda-vidas (PGV) Albatroz e Currais, quando foram arrastados por uma corrente de retorno, sendo resgatados pelos guarda-vidas do PGV Currais.

Os guarda-vidas realizaram o resgate dos amigos de Felipe que estavam utilizando pranchinhas de isopor e foram liberados no local.

 Após cerca de 10 minutos de buscas através de mergulho, Felipe foi localizado sendo retirado da água em estado grave, em parada cardiorrespiratória, sendo realizados os  procedimentos de desobstrução de vias aéreas e ressuscitação cardiopulmonar (RCP) pelos guarda-vidas, até a chegada de apoio.

A tripulação do helicóptero Falcão III, do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Militar do Paraná, deslocou para o local com apoio médico e realizou a  transferência do rapaz para o Hospital Regional de Paranaguá, ainda em estado grave, o qual continua na Unidade de Terapia Intensiva.

Ainda, foram utilizados no atendimento do rapaz, duas Moto-aquática de Salvamento e duas viaturas de Busca e Salvamento.

O Corpo de Bombeiros ratifica a toda a população que um banho seguro é um banho na área de proteção por postos de Guarda-Vidas identificada pela faixa de praia entre duas bandeiras vermelho sobre amarelo.

Matinhos, PR, 31 de dezembro de 2013.18:h00min


1º Tenente QOBM Fernando Tratch,
Oficial de Comunicação Social
Op. Verão 2013/2014.