9º Grupamento de Bombeiros conclui 3º Simpósio de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais com participação internacional 09/07/2024 - 10:05

Evento reuniu bombeiros e brigadistas do Brasil, Paraguai e Argentina
Evento reuniu bombeiros e brigadistas do Brasil, Paraguai e Argentina

 

Nesta quinta-feira, 4 de julho, foi realizado na sede do 9º Grupamento de Bombeiros em Foz do Iguaçu, o 3º Simpósio de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. O evento reuniu mais de uma centena de participantes de diversas empresas e instituições públicas do Brasil, Paraguai e Argentina envolvidas com a temática do fogo.

Foram abordados temas como a governança, estratégias e ferramentas de prevenção, monitoramento e combate através do fortalecimento do diálogo e a colaboração contínua das entidades em ações para o combate aos incêndios florestais.

Os palestrantes do evento destacaram a relevância do uso da tecnologia, considerando a crescente ligação entre as mudanças climáticas e o aumento de incêndios analisando retrospectivas climáticas, o prognóstico meteorológico para 2024, e apresentaram soluções, inovações tecnológicas e equipamentos para prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais.

Palestraram na conferência o Coronel Fernando Raimundo Schunig Coordenador da Defesa Civil do Paraná, Luis Cesar Rodrigues da Silva da Divisão de Áreas Protegidas de Itaipu, Amauri Ferreira do Instituto de Desenvolvimento Rural, Alberto Laranjeiro, da empresa Equilíbrio Equipamentos de Proteção Ambiental,  Marcos Jusevicius, coordenador da operação do Simepar, Capitã QOBM Luisiana Guimarães Cavalca integrante da Câmara Técnica de Combate a Incêndios Florestais e Capitão QOBM Jonatas Barrionuevo Theodoro do 9º Corpo de Bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Este é o terceiro simpósio realizado pela Corporação na fronteira com este tema que já é um dos grandes desafios das autoridades e vem obtendo grande participação para troca de experiências e ações conjuntas visando preservar propriedades, a natureza e as vidas.