7º Batalhão de Bombeiro Militar divulga balanço de atividades de 2024. 09/01/2025 - 15:44

O Sétimo Batalhão de Bombeiro Militar apresenta o quantitativo das suas demandas mais expressivas durante o ano de 2024. Os números evidenciam o trabalho intenso e estratégico da corporação na proteção da população e do meio ambiente.

 

Ocorrências Registradas

Ao longo do ano o batalhão atendeu 4.783 ocorrências, com destaque para os 415 incêndios em vegetação - um aumento de 64,6% em comparação aos atendimentos realizados desta mesma natureza no ano de 2023. Esses números refletem o impacto das condições climáticas e da sazonalidade de queimadas em regiões vulneráveis.

 

Vistorias, Fiscalizações e Análise de Projetos

No âmbito da prevenção, foram realizadas 14.590 vistorias e fiscalizações em estabelecimentos presentes nos 14 municípios da área de atuação do 7º BBM, um número expressivo que demonstra o compromisso com a segurança em edificações e espaços públicos. Além disso, 1.721 projetos de segurança contra incêndio e pânico foram analisados, contribuindo para a regularização de obras e reformas, vale destacar que houve 22% mais análises de projetos do que no ano anterior e apesar do aumento, os prazos para análise de projeto e vistoria vem se mantendo, em média, abaixo de 04 dias.

 

Termos de Compromisso de Ajuste de Conduta e Capacitação

O Batalhão também firmou 9 Termos de Compromisso de Ajuste de Conduta (TCACs), garantindo a adequação de empreendimentos às normas de segurança. Outro ponto importante foi a capacitação de 300 brigadistas. Nas escolas públicas estaduais e municipais capacitamos professores e funcionários para atuarem em emergências e ações preventivas nas escolas. Nos municípios, funcionários voluntários foram habilitados para ser a resposta imediata nos incêndios ambientais em regiões mais afastadas dos aquartelamentos.

 

Enfrentando os Desafios

Os dados demonstram o impacto das ações do batalhão, mas também evidenciam os desafios enfrentados, como o aumento de ocorrências relacionadas a incêndios em vegetação, que demandam esforço contínuo em campanhas de conscientização e ações preventivas.

 

Expectativas para 2025

Para o próximo ano, há um planejamento para intensificar os programas de educação, treinamento e capacitação dos bombeiros militares e personagens chaves da comunidade, além de ampliar as parcerias com a sociedade e instituições públicas. O objetivo é não apenas reduzir os índices de ocorrências, mas também reforçar a cultura de prevenção e segurança.

O balanço de 2024 reafirma a importância do Sétimo Batalhão de Bombeiro Militar como um pilar essencial na proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente.