Mãe e filha são encontradas após pouco mais de 24 horas desaparecidas em Iguatemi 13/06/2021 - 14:49

Quartel Central do 5ºGB (13/06/2021) - Em torno das 23h deste sábado (12), o Corpo de Bombeiros em Maringá foi acionado para uma busca terrestre em Iguatemi de uma mulher, 33, que teria saído de sua casa pela manhã naquele distrito de Maringá, acompanhada de sua filha, 5, e não mais retornou. De acordo com as informações dos familiares, gravações de câmera de segurança de um comércio mostram-nas às 11h30min nas imediações da Av. Vereador Antonio Bortolotto cruzamento com Estrada Colombo.

O Oficial de Socorro deslocou-se imediatamente ao endereço acompanhado de uma equipe de bombeiros militares do Quartel Central de Maringá. Simultaneamente, foram acionados bombeiros militares do 3º Grupamento de Bombeiros - Londrina que possuem cães treinados para missões de busca. De lá, além dos cães Acauã, Brida e Kyra, acompanhados de seus guias Cabo Berzotti e Soldado Alves, também foi trazido um drone com imageador térmico (câmera térmica) e dotado de iluminação aérea. 

Durante a madrugada, levando em consideração fatores técnicos e imprecisões de informações, que são naturais desta natureza de ocorrência, foram aplicados os cães, que indicaram zonas de odor em diversos pontos do terreno situado no interior do quadrilátero formado pelas BR-376, Estrada Colombo, Av. Ver. Antonio Bortolotto e prolongamento da Av. Vereador Antonio Bortolotto. Em paralelo, a imagem térmica captada pela aeronave remotamente pilotada - RPA (drone) estava inundada de radiação absorvida pelo solo encharcado dos últimos dias de chuva, dificultando a localização de calor dos corpos. Durante as buscas, também visualizaram pegadas das duas no solo arenoso, bem como setas desenhadas.

Na manhã de hoje (13), foi realizado um novo briefing e foram definidas prioridades para aplicação dos recursos já disponíveis. Simultaneamente, uma guarnição tripla percorria o perímetro buscando mais informações visando enriquecer o trabalho. E, em uma dessas incursões, um dos bombeiros militares foi interpelado por um cidadão sobre do que se tratavam as buscas. O cidadão, por sua vez, disse que viu a mulher e a criança às 17h do dia anterior, trazendo-nos uma atualização de 6h, bem como um novo local. 

Diante das novas fontes, o homem foi embarcado na viatura, e tão logo apontou a última localização, os cães iniciaram o trabalho pela técnica conhecida como rastreio. A partir do odor apresentado, eles farejaram células no terreno que indicavam (forte tração na guia) recente passagem da mulher pelo local. Minutos depois, vindo em direção oposta, um popular visualizou a mulher em meio a terra, com vida, sem ferimentos, assim como a criança. Os cães, na sequência, também concluíram o trajeto até as duas, em torno das 10h40min.

Considerando-se o desconhecimento da condição das vítimas, potencial quadro de hipotermia e desidratação, associada à dificuldade de acesso, foi acionado o Suporte Avançado de Vida Aeromédico do SAMU para avaliação de ambas. A adulta, com sinais de leve desidratação, foi encaminhada ao Hospital Municipal de Maringá pela ambulância do Corpo de Bombeiros para tratamento e apreciação de especialista. A criança, sobre a qual orbitava informação de hipotermia, foi avaliada e se encontrava sem sinais de comprometimento clínico, sendo acolhida pelo pai.


Link contendo fotos e vídeos: https://photos.app.goo.gl/mv2RBGsnYwzZpm5D8
Créditos: Corpo de Bombeiros do Paraná e Repórter Marcio Roberto